26 de abril de 2012

O Professor de Informática tem que ficar atento ao desenvolvimento tecnológico

A  internet é uma ferramenta necessária,
 dentro do âmbito escolar, o professor deve
 sempre incentivar a pesquisa
  ao seu aluno, 
objetivando o futuro do mesmo.
Equipe da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA de acadêmicos de Licenciatura em Computação, Izaias Aguiar, Ana Lúcia e Tássia Maressa, do sétimo semestre, da turma de 2009, entrevistou a educadora Francilene de Paula, rica de conhecimentos na área de educação computacional, na cidade de Benevides, interior do Estado do Pará. Licenciada em Informática da Educação, atua na cidade há três anos com crianças, revela importantes opiniões do profissional durante o exercício de suas atividades. Vamos a entrevista:


Professora, qual a sua atual atividade e em que escola a senhora atua?
Resposta: Ministro aulas de informática no laboratório de informática na E.M. “Prof.ª Didi” no município de Benevides, no Estado do Pará. 
A senhora se sente uma profissional realizada em tudo que pratica?
      Resposta: Sim.
Professora, o que despertou seu interesse pela pesquisa em sua área de atuação?
Resposta: Ensinar através das ferramentas do computador é muito significativa, pois possui uma metodologia prática, a teoria se vê pouco, tornando  interessante para quem aprende.
Quanto tempo de atividade educacional a senhora possui?
Resposta: Há 3 anos
Em qual local de atuação atualmente?
Resposta: Laboratório de informática
A senhora trabalha neste local há quanto tempo? E antes disto?
Francilene de Paula, pedagoga com
 especialização em Informática Educativa
Resposta: Na área da educação há 12 anos, mas como professora há 3 anos
Professora, a Senhora é bastante reconhecida por seu trabalho de pesquisa envolvendo técnicas e métodos quantitativos. Essa é uma vocação comum entre os que atuam em sua área?
Resposta: Sim, os profissionais desta área devem sempre estar atentos ao desenvolvimento tecnológico, e como responsáveis de ensinar o melhor método. Temos a obrigação de nos qualificar para ensinar de acordo com necessidade do aluno.
Qual a sua área de formação acadêmica?
Resposta: Pedagoga e especialista em informática educativa.
E como é o seu relacionamento com os seus colegas, diretores e demais funcionários de trabalho na escola do ponto de vista de conhecimento?
Resposta: Minha relação com a gestão, corpo docente e discente é muito bom.
Como um professor pode gerar tanta competência quanto a sua?
Resposta: De muito estudo e vontade de fazer o melhor para meus alunos.
O que vem a ser uma postura ética na educação?
Resposta: É uma prática educativa, que tem objetivo e a intenção de incentivar a construção de conhecimento s acordo com as questões sociais.
      O que é uma questão de ética para a senhora?
Resposta: São valores sociais
O que a senhora acha da Educação a Distância?
Resposta: Muito bom, hoje só não estuda quem não quer
Como a senhora vê a sociedade e o pensamento preconceituoso sobre a EAD, principalmente por gerações tradicionalistas? Será que o valor da EAD é o mesmo de um curso presencial, do seu ponto de vista?
Resposta: Não vejo como preconceito, falta um pouco mias de informação. Mas a EAD é diferente do presencial, mesmo tendo todo o instrumento, como  o computador, não substitui a  presença do professor.
Será que o valor da EAD é o mesmo de um curso presencial, qual a sua opinião?
Resposta: Não há a necessidade de comparação, os dois caminhos têm os seus valores.
A senhora acredita que em algum dia a educação a distância vai superar as práticas presenciais?
Resposta: Não, o que se percebe hoje que os paradigmas existentes nessa área foram se rompendo diante do avanço tecnológico.
O que a senhora acha do profissional de Licenciatura em Computação?
Resposta: É um curso como qualquer outro de licenciatura
Aos olhos do mundo o professor é visto como uma grande profissão, mas, em termo de valorização financeira deixa muito a desejar, qual é sua opinião sobre esse assunto?
Resposta: Sim, como todos os professores de qualquer área da educação precisa ser revisto alguns pontos e ser mais valorizado.
Como a senhora se reporta sobre Educação e Internet, qual o seu ponto de vista sobre o novo papel do professor?
Resposta: A  internet é uma ferramenta necessária, dentro do âmbito escolar, o professor deve sempre incentivar a pesquisa  ao seu aluno, objetivando o futuro do mesmo.
É a educação o complemento da educação que o aluno possui no seio familiar. Como a senhora julga o papel da família neste contexto?
Resposta: O papel hoje das famílias estão deixando toda a responsabilidade de ensinar da escola, mas sim a escola é um complemento da família.
Como a senhora observa a falta de insegurança na escola?
Resposta: Trágico
E as redes sociais, são benéficas?
Resposta: Sim, faz parte do mundo globalizado.
O livro, as cartas, as poesias, os desenhos artísticos e a criação e publicação de músicas, etc. Como a senhora vê estas formas de comunicação, arte e cultura, será que pereceram diante da Informática?
Resposta: Jamais, esses meios são tão necessários como ter um computador na escola.

As redes sociais fazem parte do mundo globalizado.



O livro, as cartas, as poesias, os desenhos artísticos e a criação e publicação de músicas, etc. são tão necessários como ter um computador na escola.

17 de abril de 2012

Vídeo "Copiar não é roubar" e Creative Commons

Compartilhar é preciso!

O vídeo "Copiar Não é Roubar", no endereço http://youtu.be/R1QnXJYT9ao, que apresenta bonecos que cantam alegremente, nos trasmite a mensagem de que copiar não é crime, mas sim uma forma de compartilhar as ideias entre as demais pessoas, o que constitui uma prática que pode auxiliar a todos.

O vídeo desperta uma mensagem muito importante, que "roubar é deixar alguém com menos".

O Creattive Commons é uma ferramenta de licenciamento, que estabelece regras para o uso de direitos reservados em vários sentidos como, todos os direitos reservados, domínio público ou nenhum direito reservado.

As licenças ajudam a manter o direito autoral, ao tempo que permite o uso das obras.

Comparando o vídeo e a ferramenta Creative Commons, o primeiro divulga a prática que todos realizamos no dia-a-dia de copiar ideias ( no sentido de compartilhar ) é bom para melhorar, quando é benéfico a todos. Quanto ao segundo, regulamenta e controla as práticas de cópiar, o CC regulamenta os limites dessas práticas, até quando ou não são permitidas.

Fonte: http://www.creativecommons.org.br 

9 de abril de 2012

Visita a Coodenadoria de EAD da UNAMA

Turma LC 2009 da Ufra - Unama

Em 27 de março último, a Turma de Licenciatura em Computação - LC 2009,  foi recebida pela Coordenadoria de EAD da Unama, acompanhados pelas professoras Larissa Sato e Sabrina Hosokawa.



 
 
Muito bem recepcionados pelos professores Gidson Costa, graduado em tecnologia e processamento de dados, cursando pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD. É o WebDesigner de Interfaces do Portal EAD e Editora Unama, quem realiza editoração eletrônica, designer gráfico, edição de vídeo/áudio e desenvolvimento de multimídias, e pela professora Waldiza Lima Salgado dos Santos, Graduada em Sistemas de Informação; licenciada em matemática; especialista em informação a distância, mestranda em educação, exerce atividades na Coordanadoria de EAD da Unama; pratica também técnicas para assuntos educacionais/institucional designer e é professora do curso de pós-graduação lato sensu Informática na educação.




A Coordenação de EAD

A Coordenação de Educação a Distância da Unama - tem por missão agregar valor ao ensino através da aplicação de novas tecnologias, modernizando o ensino presencial e desenvolvendo o ensino a distância. Para isso, atua como agente de mudança, buscando o aprimoramento constante e desenvolvimento de métodos de ensino avançados, além da estrutura necessária para oferecer serviços de melhor qualidade.

Assim sendo, a Coord. EAD trabalha para aprimoramento do ensino em todos os níveis: graduação, extensão, formação específica e pós-graduação. Contribui também para a pesquisa, tanto no desenvolvimento de novos conhecimentos, como também para apoio técnico a pesquisadores, no que tange ao uso de tecnologias e ensino a distância.

Para cumprir seus propósitos, a coord de EAD conta com uma estrutura de recursos humanos de alta qualificação e comprovada experiência. A equipe é composta de administradores especializados em gestão de EAD, pedagogos, web designers, especialistas em informática educativa, professores, monitores e tecnólogos.

Dentre os projetos de EAD da Unama temos programas via videoconferência, disciplinas de graduação na modalidade on-line, programas de capacitação docente e de monitoria, além de uma biblioteca digital; home page para professores e projetos multimídia.













Como atua:

Programas de capacitação: são atividades de preparação do corpo docente ou discente, tanto para lidar com tecnologias aplicadas ao ensino quanto na oferta de cursos de aperfeiçoamento. Como exemplo de atuação nesta área estão cursos de capacitação docente e discente para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Aprendiz; e noções de informática básica em Word, Excel, PowerPoint e Internet.

Infra-estrutura de Apoio. Envolve a criação de condições estruturais para a operacionalização do ensino a distância, como a instalação de laboratórios de informática, de salas de videoconferência, desenvolvimento de software multimídia, videos educacionais etc.

Projetos Educacionais. envolvem a criação de cursos em diversas categorias, utilizando-se metodologias adequadas ao ensino a distância. Estão divididos da seguinte forma:

Cursos de especialização: o EAD oferece suporte quanto à publicação de material didático e informações geral sobre o conteúdo, como suporte ao ensino presencial.

Cursos de Extensão: ofertados na modalidade on-line, abertos à comunidade acadêmica e/ou à externa, utilizando-se o ambiente virtual de aprendizagem Aprendiz.

Cursos de Graduação: A UNAMA está ofertando aos seus alunos 20 cursos de graduação que totalizam juntos, 78 disciplinas que utilizam como tecnologias combinadas materiais impressos e o AVA Aprendiz.

Cursos de Formação Específica: estão sendo ofertados para os municípios de Castanhal, Redenção, Parauapebas, Barcarena, Bragança e Abaetetuba, os cursos de Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Sistemas e de Softwares, Gestão de Órgãos Públicos e Gestão em Turismo, todos na modalidade semipresencial, para os quais o EAD trabalha na produção de material e orientação de docentes.

Serviços Educacionais. A Coordenação de EAD também realiza atividades de suporte ao processo de ensino, que envolvem a criação de homepage para professores, biblioteca digital, listas de discussão entre alunos e professores, chats, serviço de acesso à Internet, jornal eletrônico etc.

O principal acesso da comunidade docente e discente aos serviços educacionais da EAD UNAMA é o site do Campus Virtual (http://www.unama.br/ead).

A EAD, assim como o ensino presencial, apresenta características que lhe são particulares e que variam de acordo com o contexto e com os meios utilizados para sua concretização, sendo de fundamental importância que se tenha pressupostos teóricos que norteiem sua utilização.

Por isso, ao se elaborar cursos/ disciplinas para EAD que utilizem ambientes virtuais de aprendizagem como recurso didático, é importante que se defina uma concepção pedagógica que se encaixe ao modelo de educação utilizado e ao tipo de homem que se deseja formar.

O EAD possui uma concepção pedagógica mista; baseada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e na Epistemologia Genética de Jean Piaget.

A teoria de Vygotsky está em consonância com os princípios da EAD e com a filosofia da Instituição, uma vez que os recursos oferecidos pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilitam a comunicação, a troca de idéias, o trabalho em grupo e a construção social do conhecimento, em que a cooperação com os outros, transcendendo os limites da pedagogia individualista, é fundamental para o desenvolvimento.

Embora não tenha elaborado uma pedagogia, Vygotsky deixou idéias sugestivas para a educação. Atento à “natureza social” do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em ambiente impregnado de cultura, defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência. Para ele “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.

Para Vygotsky, o papel do professor é o de transmitir os conhecimentos socialmente elaborados, pois o indivíduo precisa se apropriar do conhecimento historicamente produzido para construir o seu próprio. Mas a transmissão de conhecimentos proposta por Vygotsky requer que o sujeito seja ativo e interaja com o meio através dos instrumentos de mediação, a fim de internalizar os conhecimentos, e não assimilá-los de forma passiva, sem ter obtido uma compreensão verdadeira dos mesmos.

Outro teórico a basear a geração pedagógica é o suíço Jean Piaget. Sua teoria chamada Epistemologia Genética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Ele explicou detalhadamente, como, desde o nascimento, o indivíduo constrói o conhecimento. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob as forças do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Para Piaget, o professor deve conferir especial atenção à pesquisa espontânea dos alunos. Toda verdade a ser adquirida deve ser reinventada ou pelo menos reconstruída, e não simplesmente transmitida. Piaget sempre combateu duramente a escola tradicional e defendeu práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo nos quais a tarefa do professor não era apenas a de transmitir conhecimentos, mas facilitar sua aquisição por parte dos alunos.








A Educação a distância baseada nestas teorias mostra:

•  Lógica na apresentação dos conteúdos;

•  Liberdade total para quando e como aprender;

•  Relação entre o que será aprendido com o que já foi aprendido;

• O professor como organizador; facilitador e mediador do conhecimento.

O trabalho realizado pelo EAD, desenvolvido com base nessas teorias, permite que o aluno faça melhor avaliação do seu desenvolvimento, enquanto que o professor atua apenas como orientador da aprendizagem.

Uma teoria é capaz de complementar a outra, pois têm pontos similares. Assim, as duas teorias são importantes, são bases para o desenvolvimento do conteúdo e o atendimento dos objetivos.
Desta forma, partindo-se dessas características, os cursos/ disciplinas desenvolvidos pelo EAD Unama devem ter uma proposta inovadora e atenta às necessidades atuais, visando a formação de cidadãos críticos, criativos, reflexivos e aptos a lidar com as exigências da sociedade.

Em primeiro plano foi realizada uma apresentação pelo professor Gbson e professora Waldiza sobre o trabalho  desenvolvido pela Equipe de EAD. Logo após os launos foram encaminhados para visitar o Estúdio de Gravação da TV UNAMA e as instalações da Coordenação de EAD no 5º andar do Bloco C e no anexo no terreo. O objetivo da visita era mostrar aos alunos, na prática, a infraestrutura física, pessoal e técnica necessária ao desenvolvimento de projetos de Educação a Distância.
Obs.: O subsídio para esta matéria foi extraído do site da Unama/EAD, citado no seu contexto, porém algumas adaptações foram realizadas no texto original.

6 de abril de 2012

Maçonaria do Pará de Luto

Nesta última terça-feira a Sessão da Centenária Loja Maçonia Renascença nº 03, da Grande Loja Maçônica do Pará, foi de profunda tristeza, um de seus importantes membros partiu para a Mansão dos JJust.: A Loja foi visitada por inúmeros irmãos, transformando esse 04 de abril num dia muito triste para todos.
O Ir.: Ruy Pardauiu Gouvêa era Ver.: de Honra daquela Of.: e um militante na Grande Construção da Obra da Subl.: Ordem. Parentes e amigos foram inúmeros, num palco de tristeza e dor. Transmitimos a todos os IIrm.: uma saudação tripl.: de set.: aplausos, rogando ao GADU que ilumine e guarde a alma daquele insigne irmão. .

Afinal. O que é Maçonaria?

Esta pergunta é feita diariamente por milhares de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, quer sejam maçom, ou não. Na verdade pouco se sabe sobre a origem da maçonaria que se perde na origem da história ocidental. O grande marco conhecido, que formatou a maçonaria como ela é hoje, foi o humanismo Francês. Nos primórdios da humanidade o conhecimento era restrito a grupos de pessoas que dominavam as artes, as técnicas construtivas, a escrita, as leis humanas e divinas. Estas pessoas, com o intuito de aprimorar e compartilhar seus conhecimentos, se agruparam em torno de corporações voltadas para a arte da construção. Alias o termo maçom é uma palavra que significa pedreiro. Na antiguidade os maçons foram os construtores do mundo. A partir do iluminismo Francês e em contra ponto ao obscurantismo da idade média, com o objetivo de manter vivo e efervescente o conhecimento, os filósofos e pensadores se aproveitaram das corporações de construtores para criar o que denominaram de maçonaria especulativa. Seriam os construtores não mais de obras, mas sim do homem e, por conseguinte da humanidade.

No Brasil a história da maçonaria se confunde com a própria história do país. Ao defender e difundir os conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade a maçonaria plantou nos Brasileiros e nos povos da América conceitos de democracia e da coisa pública definidos na antiga civilização Grega. Estes conceitos criaram as repúblicas ocidentais, os sistemas econômicos, a teoria evolucionista, a filosofia cartesiana, a democracia, enfim as bases estruturais da cultura e do desenvolvimento ocidental. Por indução da maçonaria e iniciativa de maçons, ocorreram a inconfidência mineira, a independência, a revolução farroupilha, a lei do ventre livre, a libertação dos escravos e a criação da republica. Foram maçons, Álvares Maciel, Padre Feijó, José Bonifácio de Andrada, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Bento Gonçalves, Garibaldi, Barão de Mauá, Marechal Deodoro, Gonçalves Ledo, Joaquim Nabuco, frei Caneca, Quintino Bocaiúva, dentre tantos outros.

Em uma maneira simplista podemos dizer que a maçonaria é um país dentro de outro país. Um país onde não há analfabetos, não há fome e onde se cultua a liberdade de expressão, o livre arbítrio, o conhecimento, a fraternidade e a igualdade de todos perante a lei. Um país que busca constantemente a verdade na sua forma direta e objetiva, sem paixões políticas, religiosas ou pré-concebidas. É à busca do homem em si mesmo. O grande segredo da maçonaria não existe e, pela lógica cartesiana, não há como divulga-lo. Ao nos irmanamos em busca da verdade e da liberdade temos como ponto de partida o conhecimento de nós mesmos e obviamente, este conhecimento próprio é restrito ao indivíduo. Existe um antiqüíssimo mito no Nilo em que Osíris, que representa a vida universal, morre e sua irmã Lis o faz engolir o olho do gavião e, mal o olho penetra no cadáver, Osíris renasce porque nele entra a visão. Viver é, antes de nada, ver-se a si mesmo. Em síntese ninguém, a não ser nós mesmos e o criador, nos conhecem. Para se ter uma noção de nossos princípios, Péricles em 431 anos antes de Cristo disse:

" Somos amantes da beleza sem extravagâncias e amantes da filosofia sem indolência. Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evita-la. Ver-se-á em uma pessoa ao mesmo tempo o interesse em atividades públicas e privadas, e em outros entre nós que dão atenção principalmente aos negócios não se verá falta de discernimento em assuntos políticos, pois olhamos o homem alheio as atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; ..... decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelos menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é empecilho á ação, e sim o fato de não estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação. Consideramo-nos ainda superiores aos outros homens em outro ponto: somos ousados para agir, mas ao mesmo tempo gostamos de refletir sobre os riscos que pretendemos correr; para outros homens, ao contrário, ousadia significa ignorância e reflexão traz a hesitação. Deveriam ser justamente considerados mais corajosos aqueles que, percebendo claramente tanto os sofrimentos quanto ás satisfações inerentes a uma ação, nem por isso recuam diante do perigo. Mais ainda em nobreza de espírito contrastamos com a maioria, pois não é por receber favores, mas por faze-los, que adquirimos amigos. . . .Enfim, somente nos ajudamos aos outros sem temer as conseqüências, não por mero cálculo de vantagens que obteríamos, mas pela confiança inerente á liberdade."

Neste sentido a maçonaria sempre constante e presente na luta para fortalecer o conhecimento individual de tal sorte que ele produza um conhecimento e uma mobilização coletiva, tem estado presente em todos os rincões do país e do mundo fazendo prevalecer a máxima do homem como símbolo de pensamento e bem estar, como obra do Grande Arquiteto do Universo.

Hoje continuamos reféns das encruzilhadas da vida que nos fazem prisioneiros do nosso próprio desenvolvimento pois, crescemos nos descuidando dos conceitos de justiça social, de liberdade e de igualdade de oportunidades. Como disse Marx, na célebre Carta ao Povo: "O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; mas, ao mesmo tempo, o homem se transforma em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia. Até a pura luz da ciência parece só poder brilhar sobre o fundo da tenebrosa ignorância. Todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças materiais, enquanto reduzem o ser humano ao nível de uma força material bruta".

Se o comunismo não prosperou por não criar um mecanismo eficiente de produção de riquezas, o capitalismo encontra-se em xeque por não conseguir criar um eficiente mecanismo de distribuição das riquezas produzidas. É perversa a nossa posição de bem sucedidos em contraponto dos milhares de marginalizados. Chega a ser uma afronta á nossa inteligência e é absolutamente irracional. 

Neste sentido começamos a perceber que isto não conduzirá a humanidade a um bom lugar. O nosso desafio se consiste em inserirmos todos nas riquezas que as tecnologias eficientemente conseguem produzir. Hoje já podemos dizer que temos tecnologia para produzir de modo sustentável riquezas suficientes para saciar todos. O que nos falta é entendermos que nisto se apoiará á paz, a harmonia e a felicidade tão necessárias aos indivíduos, quanto imprescindíveis para a humanidade.

Neste momento histórico está sendo lançada a Ação Maçônica Internacional aqui, em Belo Horizonte e, pela primeira vez o Grande Oriente do Brasil transfere o Poder Central da Maçonaria Gobiana para, irmanado com as Grandes Lojas Maçônicas e o Conselho Maçônico Brasileiro, discutirem uma proposta, e uma ação da maçonaria no intuído formar uma nova e necessária consciência dos ricos em relação aos pobres, quer como paises, quer como indivíduos.

Temos a convicção de que não se trata apenas de um problema dos governantes mas sim de um problema daqueles que detêm o conhecimento e as fórmulas econômicas e tecnológicas para aplica-lo e distribuí-lo a todo o planeta. Em suma é um problema de toda a sociedade organizada, é um problema nosso.

Hoje já podemos, dentro do seio da maçonaria, falar em organização da sociedade civil de interesse público, em parcerias público privadas, em organizações não governamentais como uma clara vontade dos cidadãos em auxiliar o estado numa tarefa que transpõe suas fronteiras e sua capacidade administrativa.

Se nós maçons, privilegiados que somos, nos furtarmos a tal empreitada, com certeza estaríamos traindo nossos príncípíos basilares.

Autor: Eduardo Teixeira de Rezende
Presidente Assembléia Maçônica GOEMG
Presidente Conselho Gestor da Ação Maçônica Internacional
 
Apresentamos aqui a Maçonaria, uma instituição filosófica, filantrópica, progressista e iniciática, que tem por objetivo contribuir para a EVOLUÇÃO do ser humano, combatendo os vícios, o obscurantismo, o despotismo e todo e qualquer tipo de injustiça. Sua ação se baseia na tríade:

"Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

"A maçonaria é a entidade mais sublime que conheci. É uma instituição fraternal, na qual se ingressa para dar e que procura meios para fazer o bem, exercitar a beneficência, como um dos processos para conseguir-se a perfectibilidade objetiva. Será extraordinariamente sublime se a maioria dos gênios da ação e do pensamento pertencerem à Maçonaria." (Voltaire)

"A mais sublime de todas as Instituições é a Maçonaria, porque prega e luta pela Fraternidade, que cultiva com devotamento; porque pratica a tolerância; porque deseja a humanidade integrada em uma só Família, cujos seres estejam unidos pelo Amor, dominados pelo desejo de contribuir para o Bem do próximo. É uma honra para mim ser Maçom". (Abrahão Lincoln)

WebRep
currentVote
noRating
noWeight