13 de março de 2012

Doce Áurea...

Hoje quando vinha pra cá para a Universidade, vi uma velhinha entrar pela frente do ônibus. Eu vi a Áurea. No silêncio das idades, o coração bateu mais forte. Era Áurea. Que saudades! Ao vê-la parece que o projetor de filmes de minha memória se acelerou em fração de segundos. Áurea era a figura mais idosa em minha sala de aula. Idos anos oitenta. Sempre serena, silenciosa, Áurea, eu me lembro, dormia em sala de aula. Eu, que na casa de meus vinte e poucos anos, até menos não quero calcular agora, para não espantar o leitor, não parava de rir disso, e mexia com a Áurea, despertava-a com minhas tagarelices, meus assanhamentos de menino. Tudo era alegria e brincadeira, a escola para mim era o prazer maior que vivia. Tirava notas boas só para ficar de flosô. E naquele instante que Áurea entrou no ônibus, tive a vontade de correr, abraçá-la firme, como antigamente, como se eu fosse aquele jovem. Mas, não deu, tive receio, pois ela estava distante, como estavam distantes os tempos. Talvez ela nem me reconheceria. Mas, depois que eu desci, me senti uma pessoa cruel, errependida, egoísta, fria. Deveria viver este momento, falar com Áurea, cumprimentá-la, abraça-la. Mas, eu perdi esse rico momento, e com isso perdi talvez a unica oportunidade de ve-la. Será que irei ve-la novamente? Ela já está bem velhinha. 
Eu recordo uma vez que Áurea me encontrou, após um quinze anos sem me ver e disse. Amigo, tenho até hoje o livro que você me deu de presente, está em um saco plástico, guardado em meu armário. Com tua letra, tua dedicatória. Quem sabe qualquer dia eu te mostro. E, um dia me mostrou, e o que mais me emociounou, foi a maneira como aquele velho livro de Machado de Assis estava tão bem conservado. Parecia que ela guardara um livro sagrado. Era a prova de um profundo afeto a minha pessoa. E, eu nem sequer fui falar com ela hoje. Como sou descuidado com minhas melhores amizades. Nunca me perdoarei por isso. 
Minha amiga doce Áurea, sei que não vais ler este simplório texto, mas fica aqui registrado, no meu coração essa pessoa linda que você significa pra mim, pra sempre Áurea querida.