Turma LC 2009 da Ufra - Unama |
Em 27 de março último, a Turma de Licenciatura em Computação - LC 2009, foi recebida pela Coordenadoria de EAD da Unama, acompanhados pelas professoras Larissa Sato e Sabrina Hosokawa.
Muito bem recepcionados pelos professores Gidson Costa, graduado em tecnologia e processamento de dados, cursando pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD. É o WebDesigner de Interfaces do Portal EAD e Editora Unama, quem realiza editoração eletrônica, designer gráfico, edição de vídeo/áudio e desenvolvimento de multimídias, e pela professora Waldiza Lima Salgado dos Santos, Graduada em Sistemas de Informação; licenciada em matemática; especialista em informação a distância, mestranda em educação, exerce atividades na Coordanadoria de EAD da Unama; pratica também técnicas para assuntos educacionais/institucional designer e é professora do curso de pós-graduação lato sensu Informática na educação.
A Coordenação de EAD
A Coordenação de Educação a Distância da Unama - tem por missão agregar valor ao ensino através da aplicação de novas tecnologias, modernizando o ensino presencial e desenvolvendo o ensino a distância. Para isso, atua como agente de mudança, buscando o aprimoramento constante e desenvolvimento de métodos de ensino avançados, além da estrutura necessária para oferecer serviços de melhor qualidade.
Assim sendo, a Coord. EAD trabalha para aprimoramento do ensino em todos os níveis: graduação, extensão, formação específica e pós-graduação. Contribui também para a pesquisa, tanto no desenvolvimento de novos conhecimentos, como também para apoio técnico a pesquisadores, no que tange ao uso de tecnologias e ensino a distância.
Para cumprir seus propósitos, a coord de EAD conta com uma estrutura de recursos humanos de alta qualificação e comprovada experiência. A equipe é composta de administradores especializados em gestão de EAD, pedagogos, web designers, especialistas em informática educativa, professores, monitores e tecnólogos.
Como atua:
Infra-estrutura de Apoio. Envolve a criação de condições estruturais para a operacionalização do ensino a distância, como a instalação de laboratórios de informática, de salas de videoconferência, desenvolvimento de software multimídia, videos educacionais etc.
Projetos Educacionais. envolvem a criação de cursos em diversas categorias, utilizando-se metodologias adequadas ao ensino a distância. Estão divididos da seguinte forma:
Cursos de especialização: o EAD oferece suporte quanto à publicação de material didático e informações geral sobre o conteúdo, como suporte ao ensino presencial.
Cursos de Extensão: ofertados na modalidade on-line, abertos à comunidade acadêmica e/ou à externa, utilizando-se o ambiente virtual de aprendizagem Aprendiz.
Cursos de Graduação: A UNAMA está ofertando aos seus alunos 20 cursos de graduação que totalizam juntos, 78 disciplinas que utilizam como tecnologias combinadas materiais impressos e o AVA Aprendiz.
Cursos de Formação Específica: estão sendo ofertados para os municípios de Castanhal, Redenção, Parauapebas, Barcarena, Bragança e Abaetetuba, os cursos de Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Sistemas e de Softwares, Gestão de Órgãos Públicos e Gestão em Turismo, todos na modalidade semipresencial, para os quais o EAD trabalha na produção de material e orientação de docentes.
Serviços Educacionais. A Coordenação de EAD também realiza atividades de suporte ao processo de ensino, que envolvem a criação de homepage para professores, biblioteca digital, listas de discussão entre alunos e professores, chats, serviço de acesso à Internet, jornal eletrônico etc.
O principal acesso da comunidade docente e discente aos serviços educacionais da EAD UNAMA é o site do Campus Virtual (http://www.unama.br/ead).
A EAD, assim como o ensino presencial, apresenta características que lhe são particulares e que variam de acordo com o contexto e com os meios utilizados para sua concretização, sendo de fundamental importância que se tenha pressupostos teóricos que norteiem sua utilização.
Por isso, ao se elaborar cursos/ disciplinas para EAD que utilizem ambientes virtuais de aprendizagem como recurso didático, é importante que se defina uma concepção pedagógica que se encaixe ao modelo de educação utilizado e ao tipo de homem que se deseja formar.
O EAD possui uma concepção pedagógica mista; baseada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e na Epistemologia Genética de Jean Piaget.
A teoria de Vygotsky está em consonância com os princípios da EAD e com a filosofia da Instituição, uma vez que os recursos oferecidos pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilitam a comunicação, a troca de idéias, o trabalho em grupo e a construção social do conhecimento, em que a cooperação com os outros, transcendendo os limites da pedagogia individualista, é fundamental para o desenvolvimento.
Embora não tenha elaborado uma pedagogia, Vygotsky deixou idéias sugestivas para a educação. Atento à “natureza social” do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em ambiente impregnado de cultura, defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência. Para ele “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.
Para Vygotsky, o papel do professor é o de transmitir os conhecimentos socialmente elaborados, pois o indivíduo precisa se apropriar do conhecimento historicamente produzido para construir o seu próprio. Mas a transmissão de conhecimentos proposta por Vygotsky requer que o sujeito seja ativo e interaja com o meio através dos instrumentos de mediação, a fim de internalizar os conhecimentos, e não assimilá-los de forma passiva, sem ter obtido uma compreensão verdadeira dos mesmos.
Outro teórico a basear a geração pedagógica é o suíço Jean Piaget. Sua teoria chamada Epistemologia Genética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Ele explicou detalhadamente, como, desde o nascimento, o indivíduo constrói o conhecimento. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob as forças do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
A Educação a distância baseada nestas teorias mostra:
• Lógica na apresentação dos conteúdos;
• Liberdade total para quando e como aprender;
• Relação entre o que será aprendido com o que já foi aprendido;
• O professor como organizador; facilitador e mediador do conhecimento.
O trabalho realizado pelo EAD, desenvolvido com base nessas teorias, permite que o aluno faça melhor avaliação do seu desenvolvimento, enquanto que o professor atua apenas como orientador da aprendizagem.
Uma teoria é capaz de complementar a outra, pois têm pontos similares. Assim, as duas teorias são importantes, são bases para o desenvolvimento do conteúdo e o atendimento dos objetivos.
Desta forma, partindo-se dessas características, os cursos/ disciplinas desenvolvidos pelo EAD Unama devem ter uma proposta inovadora e atenta às necessidades atuais, visando a formação de cidadãos críticos, criativos, reflexivos e aptos a lidar com as exigências da sociedade.
Em primeiro plano foi realizada uma apresentação pelo professor Gbson e professora Waldiza sobre o trabalho desenvolvido pela Equipe de EAD. Logo após os launos foram encaminhados para visitar o Estúdio de Gravação da TV UNAMA e as instalações da Coordenação de EAD no 5º andar do Bloco C e no anexo no terreo. O objetivo da visita era mostrar aos alunos, na prática, a infraestrutura física, pessoal e técnica necessária ao desenvolvimento de projetos de Educação a Distância.
Obs.: O subsídio para esta matéria foi extraído do site da Unama/EAD, citado no seu contexto, porém algumas adaptações foram realizadas no texto original.