9 de abril de 2012

Visita a Coodenadoria de EAD da UNAMA

Turma LC 2009 da Ufra - Unama

Em 27 de março último, a Turma de Licenciatura em Computação - LC 2009,  foi recebida pela Coordenadoria de EAD da Unama, acompanhados pelas professoras Larissa Sato e Sabrina Hosokawa.



 
 
Muito bem recepcionados pelos professores Gidson Costa, graduado em tecnologia e processamento de dados, cursando pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD. É o WebDesigner de Interfaces do Portal EAD e Editora Unama, quem realiza editoração eletrônica, designer gráfico, edição de vídeo/áudio e desenvolvimento de multimídias, e pela professora Waldiza Lima Salgado dos Santos, Graduada em Sistemas de Informação; licenciada em matemática; especialista em informação a distância, mestranda em educação, exerce atividades na Coordanadoria de EAD da Unama; pratica também técnicas para assuntos educacionais/institucional designer e é professora do curso de pós-graduação lato sensu Informática na educação.




A Coordenação de EAD

A Coordenação de Educação a Distância da Unama - tem por missão agregar valor ao ensino através da aplicação de novas tecnologias, modernizando o ensino presencial e desenvolvendo o ensino a distância. Para isso, atua como agente de mudança, buscando o aprimoramento constante e desenvolvimento de métodos de ensino avançados, além da estrutura necessária para oferecer serviços de melhor qualidade.

Assim sendo, a Coord. EAD trabalha para aprimoramento do ensino em todos os níveis: graduação, extensão, formação específica e pós-graduação. Contribui também para a pesquisa, tanto no desenvolvimento de novos conhecimentos, como também para apoio técnico a pesquisadores, no que tange ao uso de tecnologias e ensino a distância.

Para cumprir seus propósitos, a coord de EAD conta com uma estrutura de recursos humanos de alta qualificação e comprovada experiência. A equipe é composta de administradores especializados em gestão de EAD, pedagogos, web designers, especialistas em informática educativa, professores, monitores e tecnólogos.

Dentre os projetos de EAD da Unama temos programas via videoconferência, disciplinas de graduação na modalidade on-line, programas de capacitação docente e de monitoria, além de uma biblioteca digital; home page para professores e projetos multimídia.













Como atua:

Programas de capacitação: são atividades de preparação do corpo docente ou discente, tanto para lidar com tecnologias aplicadas ao ensino quanto na oferta de cursos de aperfeiçoamento. Como exemplo de atuação nesta área estão cursos de capacitação docente e discente para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Aprendiz; e noções de informática básica em Word, Excel, PowerPoint e Internet.

Infra-estrutura de Apoio. Envolve a criação de condições estruturais para a operacionalização do ensino a distância, como a instalação de laboratórios de informática, de salas de videoconferência, desenvolvimento de software multimídia, videos educacionais etc.

Projetos Educacionais. envolvem a criação de cursos em diversas categorias, utilizando-se metodologias adequadas ao ensino a distância. Estão divididos da seguinte forma:

Cursos de especialização: o EAD oferece suporte quanto à publicação de material didático e informações geral sobre o conteúdo, como suporte ao ensino presencial.

Cursos de Extensão: ofertados na modalidade on-line, abertos à comunidade acadêmica e/ou à externa, utilizando-se o ambiente virtual de aprendizagem Aprendiz.

Cursos de Graduação: A UNAMA está ofertando aos seus alunos 20 cursos de graduação que totalizam juntos, 78 disciplinas que utilizam como tecnologias combinadas materiais impressos e o AVA Aprendiz.

Cursos de Formação Específica: estão sendo ofertados para os municípios de Castanhal, Redenção, Parauapebas, Barcarena, Bragança e Abaetetuba, os cursos de Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Sistemas e de Softwares, Gestão de Órgãos Públicos e Gestão em Turismo, todos na modalidade semipresencial, para os quais o EAD trabalha na produção de material e orientação de docentes.

Serviços Educacionais. A Coordenação de EAD também realiza atividades de suporte ao processo de ensino, que envolvem a criação de homepage para professores, biblioteca digital, listas de discussão entre alunos e professores, chats, serviço de acesso à Internet, jornal eletrônico etc.

O principal acesso da comunidade docente e discente aos serviços educacionais da EAD UNAMA é o site do Campus Virtual (http://www.unama.br/ead).

A EAD, assim como o ensino presencial, apresenta características que lhe são particulares e que variam de acordo com o contexto e com os meios utilizados para sua concretização, sendo de fundamental importância que se tenha pressupostos teóricos que norteiem sua utilização.

Por isso, ao se elaborar cursos/ disciplinas para EAD que utilizem ambientes virtuais de aprendizagem como recurso didático, é importante que se defina uma concepção pedagógica que se encaixe ao modelo de educação utilizado e ao tipo de homem que se deseja formar.

O EAD possui uma concepção pedagógica mista; baseada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e na Epistemologia Genética de Jean Piaget.

A teoria de Vygotsky está em consonância com os princípios da EAD e com a filosofia da Instituição, uma vez que os recursos oferecidos pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilitam a comunicação, a troca de idéias, o trabalho em grupo e a construção social do conhecimento, em que a cooperação com os outros, transcendendo os limites da pedagogia individualista, é fundamental para o desenvolvimento.

Embora não tenha elaborado uma pedagogia, Vygotsky deixou idéias sugestivas para a educação. Atento à “natureza social” do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em ambiente impregnado de cultura, defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência. Para ele “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.

Para Vygotsky, o papel do professor é o de transmitir os conhecimentos socialmente elaborados, pois o indivíduo precisa se apropriar do conhecimento historicamente produzido para construir o seu próprio. Mas a transmissão de conhecimentos proposta por Vygotsky requer que o sujeito seja ativo e interaja com o meio através dos instrumentos de mediação, a fim de internalizar os conhecimentos, e não assimilá-los de forma passiva, sem ter obtido uma compreensão verdadeira dos mesmos.

Outro teórico a basear a geração pedagógica é o suíço Jean Piaget. Sua teoria chamada Epistemologia Genética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Ele explicou detalhadamente, como, desde o nascimento, o indivíduo constrói o conhecimento. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob as forças do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Para Piaget, o professor deve conferir especial atenção à pesquisa espontânea dos alunos. Toda verdade a ser adquirida deve ser reinventada ou pelo menos reconstruída, e não simplesmente transmitida. Piaget sempre combateu duramente a escola tradicional e defendeu práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo nos quais a tarefa do professor não era apenas a de transmitir conhecimentos, mas facilitar sua aquisição por parte dos alunos.








A Educação a distância baseada nestas teorias mostra:

•  Lógica na apresentação dos conteúdos;

•  Liberdade total para quando e como aprender;

•  Relação entre o que será aprendido com o que já foi aprendido;

• O professor como organizador; facilitador e mediador do conhecimento.

O trabalho realizado pelo EAD, desenvolvido com base nessas teorias, permite que o aluno faça melhor avaliação do seu desenvolvimento, enquanto que o professor atua apenas como orientador da aprendizagem.

Uma teoria é capaz de complementar a outra, pois têm pontos similares. Assim, as duas teorias são importantes, são bases para o desenvolvimento do conteúdo e o atendimento dos objetivos.
Desta forma, partindo-se dessas características, os cursos/ disciplinas desenvolvidos pelo EAD Unama devem ter uma proposta inovadora e atenta às necessidades atuais, visando a formação de cidadãos críticos, criativos, reflexivos e aptos a lidar com as exigências da sociedade.

Em primeiro plano foi realizada uma apresentação pelo professor Gbson e professora Waldiza sobre o trabalho  desenvolvido pela Equipe de EAD. Logo após os launos foram encaminhados para visitar o Estúdio de Gravação da TV UNAMA e as instalações da Coordenação de EAD no 5º andar do Bloco C e no anexo no terreo. O objetivo da visita era mostrar aos alunos, na prática, a infraestrutura física, pessoal e técnica necessária ao desenvolvimento de projetos de Educação a Distância.
Obs.: O subsídio para esta matéria foi extraído do site da Unama/EAD, citado no seu contexto, porém algumas adaptações foram realizadas no texto original.